quarta-feira, 7 de maio de 2008

6º Tema: Sem-Abrigos

s e m a b r i g o

Olhamos para eles e sentimo-nos incomodados.
Incomodados e impotentes.
Podemos aliviar a consciência com uma moeda.
Ou com comida.
Ficamos aliviados mas não curados.
Há qualquer coisa que continua a roer por dentro.

A culpa não é nossa.
Individualmente.
Se calhar nem deles.
Individualmente.

É bom que nos sintamos incomodados.
Será ainda melhor que façamos alguma coisa.
Alguma coisa significativa.
Alguma coisa que os alivie.
E tambem alguma coisa que evite o aparecimento de outros como eles
(eventualmente nós próprios).

//semabrigo.no.sapo.pt/

Comente...

12 comentários:

Belinha disse...

Certamente, muitas pessoas já se cruzaram com eles, algumas vezes com repugnância e desconforto, e por vezes alguem da nossa familia ou até mesmo nós podemos vir a estar nestas condições. E o como é que gostariamos que os outros nos olhassem? Dar uma simples moeda ou comida pode aliviar a vontade de, mas e o que eles sentem? Será que a angustia, o desalento, desaparessem com o que lhes oferecemos? Pois, acho que todos os seus desgostos não desaparessem com o tempo, mas talvez com um lar, ou seja, uma vida que tenha as condições minimas de sobrevivência. Deveremos ajudá-los? Sim, devemos.... mas será que mais tarde essa ajuda não será o nosso ultimo salvatério, quando estivermos a bater no fundo?....

como sou eu??? disse...

Ser sem abrigo é uma das piores coisas que possam acontecer a uma pessoa. os Sem abrigos nao tem condiçoes de higiene nem de vida. E a maior parte das pessoas que passam por eles ignorou-os ou dizem para eles ir trabalhar. é muito facil de dizer isso, mas dutro a fazer. uma pessoa que nao tem estudos academicos, nao tem hipoteses para inserir-se no mercado do trabalho e se conseguir a inserir-se, o mais certo é que ganha muito pouco dinheiro, e mal chega para comer. E uma pessoa sem abrigo que nao pode lavar-se nem tem dinheiro para comprar roupa, nao tem condiçoes para apresentar-se a uma entrevista de emprego, pois, elas vao logo ser reprovadas.
E hoje em dia, com a crise economica que esta emerger o pais, ha cada vez mais pessoas a ficar sem abrigos. existem muitas associaçoes de ajuda, que dao de comer, uma cama durante uma noite, e deixam os sem abrigos tomar banho, ou, que vao ao encontrou dos sem abrigos para da-lhe de comer e ums cobertos quando esta muito frio. Em frança, ha uma associaçao muita famosa, criada por coluche que foi um grande humorista frances. Esta chama-se "les restos du coeur", esta associaçao, faz com que muitos artistas reunissam para fazer concertos, onde a totalidade dos fundos sao para a associaçao. Estes fundos servem para ter comer e assistencias aos sem abrigos. Em frança, muitos sem abrigos morram de frio do inverno. é uma dura realidade que devem ser tratada. Pois, se cada fize-se um esforço, como por exemplo, da alimentos para o banco alimentar, o nosso mundo seria melhor, e alguns problemas seriam minimizados. Todos sabemos que os estados nao tem dinheiro, para gastar, e a maior parte das acçoes para ajudar qualquer pessoa com dificuldades, é feito a maior partes das vezes por voluntariado. Eu acho a sociedade hipocrita e que devia ter mais atençao aos sem abrigos porque qualquer pessoa pode ficar sem abrigo. ninguem prevé o futuro, e um rico pode ficar na rua. Ao longo dos seculos, este problema nunca foi resolvido, pois na idade media ,por exemplo, havia gente que pediam dinheiro as igrejas para comer e hoje em dia ainda falta muito para ser resulvido.

**BIA*** disse...

Realmente, os sem abrigo, são cada vez mais. Aumenta o desemprego, aumenta a pobreza, aumentam as dividas, aumentam os créditos e posteriormente aumenta o número dos sem-abrigo.
Hoje em dia, as instituições de caridade social, estão cada vez mais cheias.
No caso de terminar esta realidade, nao há muito a fazer, podemos apoia-los, psicologicamente e incentiva-los a procurar um sitio para dormirem e emprego para tentarem melhorar o seu nivel de vida.

susy disse...

Na realidade há toda uma variedade de pessoas que se encontram na rua...o sem-abrigo, mendigo, vagabundo exixtindo variedades de termos que descrevem uma condição de vida fundada sobre a indigência, a instabilidade residencial e a exclusão...Como sabemos, as sociedades desenvolvidas ainda hoje, cada coisa no seu lugar, cada pessoa no seu posto, cada instituição na sua missão específica, cada cidadão na sua casa. Sem muitas vezes reparar-nos disso, nao temos a consciência que somos adeptos de duas regras para nós básicas de vida em sociedade habitar e trabalhar. Os sem-abrigo não se deixam caçar, nem classificar: ocupam o espaço de outra forma e muito mais passivamente o seu tempo. Nos espaços públicos nos seus percursos parecem dirigir-se para lado nenhum, nunca fazer nada, ou servir ninguém. Por isso, tornam-se aos olhos da maioria dos cidadãos um objecto estranho, incómodo.... No entanto uma coisa é certa o sem-abrigo não pode continuar a ser considerado como um "corpo estranho no caminho", que está ali por acaso e que se torna necessário e urgente proteger, abrigarno...O sem-abrigo tem também uma alma...Como cidadão, ele tem direitos, aliás, uma realidade que temos frequentemente tendência a esquecer. Ele tem o direito de utilizar os espaços públicos, de deambular nas ruas, de se sentar nos parques, de abordar e falar as pessoas, ou de se sentar tranquilamente num estabelecimento para tomar um café, que muitas vezes nao acontece.... Mas entao não há soluções? que a única coisa a fazer é a aceitação das coisas tal como estão ou a frequente dádiva envergonhada..Entao porque não começar por respeitar um pouco mais as pessoas "marginais". Por que não aproximarmo-nos delas, fazendo-lhes sentir que as consideramos mais do que um corpo vazio. Por que não começarmos a tratá-las como alguém que pertence à mesma sociedade, que não é uma ameaça ambulante que deve ser posta de lado..
Entao o que fazer??????

marina junqueira disse...

Os sem-abrigo são pessoas que incomodam toda a gente. Não apenas porque vem pedir uma esmola mas sobretudo porque fazem sentir as pessoas incapazes e impotentes, porque só um mundo unido conseguiria acabar com a pobreza, e não o eu, o tu ou o vós, mas simplesmente o NÓS.
É verdade que falamos do seu aspecto, do seu cheiro, dos seus hábitos, mas tudo isto porque não temos coragem de ver o que realmente é importante, apenas porque nos incomoda, porque não nos conseguimos colocar na pele deles porque é demasiado difícil e doloroso. É verdade que todos nós preferimos virar a cara para o lado e não ver o que nos impressiona, ou então olhamos e preferimos não ver, outras vezes quando quase nos suplicam por uma moeda e preferimos mostrar-nos fortes e mandá-los trabalhar, mas também estes quando a consciência lhes pesa em demasia dão por pena uma moeda que sobra e que por acaso está na carteira.
Esta é talvez a realidade que mais me impressiona e que mais me assusta. Afinal porquê que uns tem tudo e tem de mais e outros vivem do lixo e "não têm onde cair mortos"?
O virar a cara não é muitas vezes sinal de indiferença à pobreza, mas de impotência e que nos faz sentir as piores pessoas do mundo e que nos destroem o nosso orgulho e nos tira a nossa elevada auto-estima humana.
Quando damos uma esmola, na altura sentimos que fizemos tudo o que podiamos por aquela pessoa mas preferimos não pensar duas vezes com medo que a realidade nos suba e que percebamos que apenas aliviamos a pessoa da fome ou do vício por breves momentos.
No entanto, existe muita dúvida no dar esmola por muitos dos sem abrigo estao carregados de vício, de droga, de álcool ou de tabaco e não são estes vícios que queremos ajudar a perdurarem. É verdade que estas pessoas precisam de ajuda, mas é igualmente verdade que só nós os podemos ajudar.

Anónimo disse...

Existem vários sem-abrigos em portugal, também são uma realidade, alguns custa a acreditar que são assim porque querem, ou seja existem pessoas que querem se sentir livres, criem o seu próprio mundo, a sua própria realidade e andam pela rua, pelos contentores do lixo, dormem na rua, eu própria já conheci pessoas assim, a família queria dar-lhe abrigo, dar-lhe uma casa, roupa lavada, mas ele não aceitou, sinceramente ninguém o compreendia.
Estas pessoas são discriminadas, viram-lhe muitas das vezes a cara, mas como diz no texto ficamos "incomodados", ou seja, não ficamos indiferentes, e damos uma moeda ou comida, mas muitas das vezes não lhe chega, porque muitos andam dias e dias sem comer, com uma dor enorme no peito, pois muitos deles são assim e não têm culpa, não é por eles quererem, mas a vida pregou-lhes muitas partidas e muitos "entornaram-se".
Felizmente já existem centros para estas pessoas, ou seja, para os ajudarem, para comerem e para passar o seu tempo, fazem actividades.
Todas as pessoas devem ajudar e "não passar ao lado", se nos sentimos incomodados é melhor que façamos alguma coisa, assim todos a ajudarem contribuimos para o aparecimento de outros como eles, até porque todos estamos sujeitos a ser um deles.

catarina disse...

No meu ponto de vista, toda a gente tropeçou neles. Às vezes com nojo, quase sempre com desconforto, normalmente com alguma coisa a arranhar até ao fundo da alma!
Mais que deprimente, é chocante o espectáculo da degradação humana socialmente adquirida. Mas se é chocante ver essa gente que bateu no fundo da condição social não é menos emocionante encontrarmos pessoas, homens e mulheres, que já sem condições nem meios, tentam ainda manter um resto de dignidade antes do colapso final. Cruzamo-nos com eles na rua: até passariam desapercebidos não fora o rosto, os olhos espezinhados pela vida e aquela carga insuportavel de miséria e desespero que se lhes adivinha na alma!
Ao lado estão vários lugares sobre este tema. Entre neles e vá até onde quizer. Depois, se puder, faça alguma coisa de concreto. Nada nos garante que, daqui a algum tempo, não seja um de nós – um amigo, um familiar – a estar naquelas condições. Demais, segundo dizem, o pior pecado é o da omissão.
Abrimos os olhos para esta realidade presente!!!!

Teresa disse...

Aloha
Voltei:)
Quem é que ainda nunca viu um sem-abrigo? Infelizmente ninguém...
Mas quem é que já os viu com "olhos de ver"?
Podemos até olhar e ter pena...Olhamos simplesmente, mas depois voltamos para casa, para junto dos nossos e para o conforto. E já nem nos lembramos da triste figura que vimos na rua.
Quantas vezes agradecemos por termos o que temos? Quantas vezes paramos, conversamos e ajudamos um sem-abrigo? E quantas vezes o olhamos com repugnância?
Pois bem, quando acabamos uma refeição, aqueles restos que ninguém quer comer, aquele pedaço de fruta que sabemos que vai acabar por apodrecer, aquela palavra amiga que gostamos de ouvir, porque não embrulhar tudo isto num grande gesto e oferecer a um sem-abrigo?
Como diria a minha avó: " Quem dá o que tem, a mais não é obrigado".
A minha pergunta é: Quantos de nós terão coragem de o fazer?
Hasta :)

Dani disse...

Realmente é verdade que existem cada vez mais sem abrigos e que eles nos incomodam e nos deixam impotentes...

Mas o que fazer para que esta situação mude?!?
Realmente o dar uma pequena esmola alivia um pouco a consciência, mas todos sabemos que esse simples gesto de pouco adianta...

Será que há alguma forma de acabar definitivamente com isto???
Certamente que não, a pobreza sempre existiu e sempre existirá. Talvez se conseguisse amenizar um bocado o problema, se toda a gente ajuda-se, mas isso pouco tempo duraria...

Cláudia disse...

Ser sem abrigo deve ser a coisa pior do mundo, saber que não se tem onde dormir não ter um sitio onde se pode chamar casa, mas em Portugal exite esta realidade...
Há pessoas que sentem que os sem abrigo são uma ameaça, outras apenas se sentem incomodadas...Eu sinto-me incomodada mas não negativamente,porque sinto necessidade de agir e vejo que os que estão acima de mim, os nossos governantes, não tomam medidas fico sem saber o que fazer, no fundo é um pau de dis bicos, por um lado a vontade de ajudar e por outro a impotência que sinto comparada com o poder das pessoas ditas importantes....Mas se toda a gente colaborasse um pouco podiamos construir uma realidade um pouquinho melhor...porque onde todos ajudam nada custa...

Nexinha disse...

Os sem-abrigo são um grupo social que não têm apoio de ninguém, nem da sua própria família.
Muitas vezes os sem-abrigos que vemos nas ruas são imigrantes.
Para mim, quando vejo um sem-abrigo na rua sinto-me impotente pois não posso fazer nada.Por mais que uma pessoa dê uma esmola ou comida não adianta pois só servirá para esse momento.Passado uma hora ou mesmo nem isso tudo volta ao mesmo..continuam com fome e sem dinheiro para se alimentarem.
É muito dificil para mim dizer quem é o culpado destes sem-abrigos.
Há noite ainda há pessoas que são voluntárias.Mas isto não acontece em todos os sítios.Estes dão cobertores, para não acharem frio durante a noite e fornecem alguma comida.
Mas na verdade, estes precisavam de mais apoio por tarde do governo e segurança social.São estes meios que poderão ajudá-los pelo menos a se integrarem de novo na sociedade visto que as pessoas começam a discriminar estas pessoas porque se tornam um alvo que as incomodam.
Evitá-los??É muito dificil.A cada passo encontramo-los nas ruas.

gife disse...

Na rua deparamo-nos com os sem-abrigo quando olhamos para eles sentimo-nos incomodados com a expressão que eles tem no rosto, as suas roupas, a sua pobreza, as condições que eles têm para dormir na rua.
Tentamos dar uma moeda ou comida para eles terem comida para comerem, para sobreviverem um pouco.
Ao darmos esta contribuição estamos a ajudar, pois se cada um tivesse naquela situação, também iam gostar de receber alguma coisa.
Por vezes, a culpa não é deles pois se eles não tem dinheiro, não conseguem ter dinheiro para comer nem para uma casa para viver.
Ainda bem que nos sentimo-nos incomodados, pois assim as pessoas ao verem os sem-abrigo vão tentar ajudar. Há pessoas que se voluntariam para fazer a comida para essas pessoas e irem levar a comida até aos sem-abrigo, e outros comem em instituições pois há instituições que oferecem comida aos sem-abrigo, mas não chega devia haver mais voluntários, devia existir mais apoio por parte do governo onde existissem mais instituições para os sem-abrigo dormirem lá ou então para pelo menos comerem uma refeição, também acho que devia ser mais divulgado para que todas as pessoas soubessem o que os sem- abrigo passam.
Se todas as pessoas colaborassem um pouco certamente iria ser melhor...