A prostituição é uma realidade evidente. Como também o são a violência contra a mulher, o vandalismo ou o tráfico de drogas, mas não ocorre a ninguém argumentar que o seu desenvolvimento social justifica a legalização.
Todo o discurso da legalização pretende ignorar a evidência, de que a maior parte das mulheres a exerce como pura estratégia de sobrevivência e contra vontade. São maioritariamente imigrantes, enganadas ou ameaçadas; elas ou seus familiares. Poucas exercem como fruto duma eleição racional.
Deverá ou não ser legalizada?
Quais as consequências de tal legalização?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Na minha opinião, a prostituição não deveria ser legalizada,além de se dizer que é a profissão mais antiga do mundo, uma vez que a maioria das prostitutas são obrigadas e na maioria das vezes são oriundas de familias desestruturadas ou pobres. Muitas vezes, nasce nestas mulheres uma vontade de ganhar dinheiro "fácil" e muitas vezes, deixam uma familia, uma casa e em alguns casos um emprego minimamente bom, para sem saberem serem introduzidas no mundo da prostituição.
Em alguns destes casos, as mulheres, são trancadas em casas, retiram-lhes tudo o k têm e até documentos e só veem alguém, quando recebem um novo cliente.
Por outro lado, existem mulheres que vivem na miséria de não ter comida para se alimentar ou até para os seus filhos, e am momentos de desespero, acabam por cair no mundo da prostituição. Na maior parte das vezes, esta prática, é feita sem protecção para DST's, o que leva ao amento da Sida, hepatites, entre outras.
Tal legalização, poderá dificultar ainda mais o trabalho da policia em casos de exploração sexual ou prostituição infantil, assim como aumentar o número de ofertas e de procura, uma vez que serão situações mais "aceites" pelas sociedade.
Para mim, a legalizaçao da prostituiçao nao deveria ser feita. este acto é degradante ao nivel da mulher. Nao somos bocados de carnes onde os homens podem fazer o que quer. As protistutas, sao por exemplo, muitas vezes toxicodependentes e que por necessidade de ter dinheiro para comprar a droga é capaz de fazer tudo e mais alguma coisa. As consequencias da legalizaçao, sao dos direitos humanos que as mulheres que perdam, ha perda de dignidade. Com a legalizaçao deste "profissao", podera haver mais doenças tranmitidas como por exemplo a sida, e nascer filhos ilégitimos. E nao é por legalizar a protituiçao, que o trafigo humano, e as mas condiçoes de vida dessas mulheres vao melhorar, por o contrario. Ha alguns paises, que ja legalizarem, mas acho que nao é a soluçao. pois, a mulher é um ser humano, igual aos homens, que tem direitos e deveres como cidadao. E para mim, a prostituiçao, é considerar as mulheres, como objectos, e como se elas nao serviam para nada. A legalizaçao abrera portas para muitos mais problemas, como o trafigo humano.Ja se vé muitas prostitutas, entao com a legalizaçao ia ser pior. Nao era correcto, sair de casa com filhos e dever explicar porqué aquelas mulheres estao na rua assim vestidas e o que fazem la,ou, o que é uma casa de prostitutas. Iamos ter uma juventude sem respeito com as mulheres, e todos sabemos que as mulheres tiveram dificuldades em conseguir o respeito que tem, e com a legalizaçao, iam logo perder este.
Para mim, o desenvolvimento social que gere a protituiçao, nao significa que deve haver legalizaçao.
Sabendo que sao imigrantes, ou pessoas que sao obrigadas a fazer isto, para ganhar dinheiro, explica logo, que nao deveria ser legalizado e que as mulheres racionais e que nao tem problemas nao vai realizar esta actividade por dignidade e bom senso.
Eu penso que a prostuição não deverá ser legalizada, visto que a maioria das pessoas(mulheres), que têm este tipo de emprego sao de outros paises e vêm para cá enganadas, isto é, pensando que terão outro tipo de trabalho e quando cá chegam são obrigadas a entrar nesse mundo. E as poucas mulheres que o fazem sem ser por obrigação fazem-no por desespero, pois certamente não arranjam nada melhor e precisam de dinheiro para sovreviver e muitas vezes, para sustentar a família.
Para além diso, considero que a prostituição é um abuso e uma forma de desvalorização da mulher, visto que esta passa a ser paga para satisfazer desejos de outros. Melhor dizendo, passa a ser comprada como qualquer objecto.
Sim... também a prostituição é uma realidade de hoje, de ontem e ainda se tornará maior amanhã.
São poucas as pessoas que tem coragem de falar da prostituição, aliás muitos falam, mas poucos dizem alguma coisa que pode ser aproveitada. É uma espécie de tabu para uns e um alvo de comentários para outros. Para uns a prostituição é um acto terrivel e inaceitavel, a qualquer preço, porque o corpo de cada um não foi criado para ser dado a troco de dinheiro apesar deste ser essencial para a existência. Por outro lado este argumento também pode ser usado de forma contrária, sendo o dinheiro um bem essêncial vale tudo para o conseguir.
Quem se prostitui são normalmente pessoas que não têm mais onde arranjar dinheiro sendo este o único meio de se sustenterem a si e muitas vezes aos seus filhos; ou são pessoas que apenas procuram viver bem, seja a que preço for; e muitas vezes são emigrantes que vem em busca de uma vida melhor por cá, que vem à procura de uma boa profissão porque são normalmente oriundos de países que dão muita importância ao ensino, sendo estas pessoas excelentes alunos e com grande potencial a nível profissional, mas vêm enganados tornando-se a prostituição a sua única alternativa.
Na minha opinião a prostituição não deve ser legalizada, pois se certamente já separou muitas famílias, se for legalizada separará muitas mais, apesar de não considerar a prostituição a culpada mas sim os traidores, mas deste modo são encontradas ainda mais alternativas de satisfação do corpo, e certamente encontaremos muitas mais pessoas a prostituirem-se pelas ruas. Além disso, não acho que esta seja a melhor alterativa para a vida das pessoas e se for legalizada as pessoas deixarão de procurar uma vida melhor porque podem dizer que têm uma profissão digna, apesar de outras o fazerem por querer. Apesar de não concordar com a prostituição consigo perceber alguns motivos que leva as pessoas a fazerem disso a sua vida, quando se trata de conseguir viver e de ter responsabilidades que não podem ser adiadas ou deixadas no esquecimento como cuidar dos filhos quando não existe mais ninguém que ajude.
A prostituição é sim uma realidade, como a violência contra a mulher, como por exemplo a violência doméstica.
Na minha opinião a prostituição é como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais ou afectivos. Apesar de a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais, por informação, etc. A prostituição também pode ser a venda do corpo, seja em fotos ou filmes em que se deixam à mostra partes íntimas do corpo.
Mas muitas pessoas metem-se na prostituição, principalmente mulheres, sem saber como lá se meteu, pois saiem do seu país para outro à procura de um trabalho onde se ganha razoávelmente bem e são enganadas e são obrigadas a prostuir-se, ou seja são ameaçadas se o não fizerem.
Na minha opinião a prostituição podia ser legalizada devidamente, ou seja com regras. Pois com certeza que sugeriam consequências, tais como muitas das pessoas que estão desempregadas e se sentem que não conseguem, seguem o caminho mais fácil e vão para a prostituição. Mas também a prostituição pode-se considerar um emprego como outro qualquer, quando se utilizar este de maneira correcta e humilde, ou seja construir casas próprias para a realização deste, ou então quando se construir as devidas condições, por exemplo usar o preservativo, pois não se conhecem os parceiros, ou então fazerem a realização de testes.
Contudo, acho que para legalizar a prostituição tem que se analisar bem quais serão as suas consequâncias e também avaliar a opinião das pessoas pois para muitas delas este tema ainda é considerado um tabu.
Na minha opniao não é facil falar de prostituiçao para muita gente isto ainda é levado como um tabu....a defeniçao para mim é a troca de favores sexuais por dinheiro.
Como se tem visto portugal é um dos paises europeus que se pode encontar muitas prostitutas que vem de varios cantos do mundo como holanda, africa, america... como podemos ver em muitos casos que aparecem na nossa telivisao no nosso dia-a-dia, em que muitas mulheres chegam a portugal muitas das vezes por via aerea, ou mesmo portuguesas que são traficadas para o nosso pais vizinho..em que muitas vem enganadas a pensar que vao ter um trabalho honesto e acabam na prostituiçao mesmo querendo sair, mais de metade delas sao obrigadas. Por outro lado a muiatas que o sao porque querem ser, so por ser uma maneira mais facil de ganhar dilheiro...outras tambem o sao so porque nao arranjam trabalho e precisam de sustentar a sua familia....
em caso da ligalizaçao sao muitos os argumentos a favor ou contra, a favor da ligalizaçao é que depende da escolha, isto é a liberdade de escolha e o direito das pessoas disporem o seu proprio corpo. a legalizaçao nao so nao resolve o problema da saude puclica, pois esqueçe a figura de cliente...como ajuda a manter a indeferenciaçao entre a prostituiçao livre e forçada.
Legalizar este tipo de violencia é restringir a liberdade das mulheres e os seus direitos de cidadania...onde prejudicaria as zonas residençiais , aumenta os certos habitos das prostitutas tais como o consumo de droga...
Como costumo dizer a prostituiçao é como um atentado aos direitos humanos....
Á pessoas que se prostituem, por que querem, mas na sua maioria fazem-no porque precisam de ganhar dinheiro rápidamente para resolver os seus problemas económicos, para poder dar uma vida digna aos filhos, ou vão iludidas com uma proposta de emprego que afinal não é o que parece e acabam envolvidas em redes de prostituição.
Na minha opinião, a prostituição devia ser legalizada em portugal, porque iria ajudar a dignificar aqueles que a praticam e a desmascarar as redes de prostituição espalhadas por aí.
As pessoas que se renderam a este tipo de trabalho são normalmente discriminadas em vários locais públicos, a legalização desta actividade poderia ajudar as pessoas e desmistificar a prostituição e a sexualidade. Á pessoas que o fazem porque sentem prazer em o fazer da mesma forma que um cozinheiro sente ao exercer a sua profissão.
Estariamos a dar uma melhor qualidade de vida as estas pessoas, porque teriam ajudas do estado português, e poderiam previnir-se das doenças sexualmente transmissiveis, nomeadamente da SIDA.
No meu ponto de vista,A prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais ou afetivos. Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro), por informação, etc. A prostituição caracteriza-se também pela venda do corpo, seja em fotos ou filmes em que se deixam à mostra partes íntimas do corpo.
A prostituição é praticada mais comumente por mulheres, mas há ainda um grande número de homens que têm na prostituição um trabalho quotidiano.Conceito
Interior de um bordel, pintura de Henri de Toulouse-Lautrec
Interior de um bordel, pintura de Henri de Toulouse-Lautrec
A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.
Normalmente a prostituição é reprovada nas sociedades, devido a ser contra a moral dominante, à disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST) (tal como o adultério), e impacto negativo na estrutura da familia (embora os clientes possam ser ou não casados).
Na cultura silvícola de algumas regiões, inclusive no interior da Amazônia, Brasil, e em algumas comunidades isoladas, onde não há a família monogâmica, não existe propriedade privada e por conseguinte não existe a prostituição: o sexo é encarado de forma natural e como uma brincadeira entre os participantes. Já onde houve a entrada da civilização ocidental o fenômeno da prostituição passa a ser observado com a troca de objetos entre brancos e índias em troca de favores sexuais.Portanto no meu ponto de vista, a protituição deveria ser legalizada, pois quando mais ilegal , mais vontade que as pessoas tem em fazer o que é fora da lei.As suas consequências não seram muito graves, pois cada um tem o seu direito humano, e civil...
E é uma forma de ganhar dinheiro , pela sua sobrevivência
aloha :)
Bem, inicialmente, gostava de referir que não são só as mulheres que se prostituem: os homens também.
A prostituição é a venda do corpo.
E cabe a cada Homem decidir se vende ou não.
Na minha opinião, o corpo é um bem precioso que não deve ser vendido...
Mas também não condeno quem o faz, por isso, concordo com a legalização. São v ários os motivos que levam os Homem a tomar tal decisão (ou porque têm família para sustentar, ou até mesmo um vício).
Concordo com a legalização porque assim, as pessoas que fazem desta profissão o seu único sustento poderão ter melhores condições.
Embora este tema ainda seja um tabu, penso que a sociedade não está preparada para receber esta profissão.
Gostava ainda de referir que com a legalização, talvez, o governo distribua preservativos e promova acções de sensibilização junto destes profissionais, para que as DST´s não se propaguem ainda mais, visto que são um grupo de risco.
Hasta :)
Penso que a prostituição deveria ser legalizada, mas claro que eu não o faria. Mas acho que cada pessoa se deveria colocar no lugar do humano que o pratica. Nós não mandamos nos actos dos outros. Para quê proibir o homem ou a mulher de fazer o que querem ou que precisam? Quem somos nós para julgar o que o ser humano deve fazer ou não? Nós gostaríamos de ser proibidos de fazer certas coisas para sustentar o nosso filho? Não me acredito. Se a prostituição não for legalizada, ela existirá na mesma, fora do nosso alcance visual, mas estará presente na sociedade. Será que lutar por uma vida melhor e dar uma vida melhor para os filhos é crime? E estará a denegrir a sociedade?
A prostituição consiste numa relação de troca entre sexo e dinheiro.
Na minha opinião, só se mete na prostituição quem quer. Muitas pessoas metem-se na prostituição porque não têm dinheiro e esta é uma "área" em que se ganha muito dinheiro.
Por vezes nem é por vontade própria, mas por obrigação e necessidade.Esta obrigação deve-se muitas vezes a ter de pagar algum empréstimo ao banco ou a familiares que fazem-lhes um ultimato da data de entrega do dinheiro ou a de serem imigrantes e necessitarem de dinheiro para sobreviver.
Não deveria de ser legalizada pois estraga a vida de muitas pessoas e tornam as "mulheres" umas fracas, visto que expoem o seu corpo.A maior parte das pessoas que se metem na prostituição são as mulheres, mas ainda há homens que se metem"nesta vida" e tudo pelo mesmo motivo.
As possiveis consequências da legalização são: mais pessoas na prostituição;mais vidas estragadas;mais vidas desonestas;mais casais disvorciados;mais casas de prostituição;entre outros.
A prostituição não é vida para ninguém e há outras maneiras de arranjar dinheiro tais como,arranjar um emprego.
A prostituição é a troca de relações sexuais por favorecimento profissional, bens materiais( dinheiro).
A prostituição é também a venda pelo corpo, onde estão expostas em fotos ou filmes onde deixam à mostra as suas partes intímas do corpo.
Muitas pessoas são imigrantes enganadas e ameaçadas pois elas pensam que vão trabalhar num trabalho digno e afinal vão ter de se prostituir.
Na minha opinião acho que a prostituição não deverá ser legalizada porque vai estar a contribuir para um maior aumento de prostitutas, acho que é uma falta de dignidade por parte da mulher, uma desvalorizaçao da mulher porque as mulheres para ter direitos neste momento tiveram que lutar muito.
E pior do que isso podem apanhar as doenças sexualmente transmissivéis como a sida, entre outras doenças, se no acto sexual não utilizarem o preservativo, podem ter uma baixa auto-estima, perca da infância por ter se terem envolvido na prostituição,abandono de estudos por terem de irem prostituirem-se.
Enviar um comentário