quarta-feira, 23 de abril de 2008

4º Tema: Alcoolismo

Muitos termos são aplicados para se referir a uma pessoa alcoolista e ao alcoolismo. Existe muita controvérsia a esse respeito, entretanto é consenso que:

1) Alcoolismo é uma doença.

2) O alcoólatra pode apresentar prejuízos relacionados com o uso de álcool em todas as áreas da vida (prejuízos físicos, mentais, morais, profissionais, sociais, entre outros).

3) O alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de bebida que ingere, uma vez que vence a ingestão (dependência química).

Fonte: Wikipédia

O que dizer dos termos usados para a mesma denominação...
Será o alcoolismo uma dependência ou uma doença?

12 comentários:

como sou eu??? disse...

Dos termos referidos, para mim, o alcoolismo é uma doença, por causa dos efeitos que esta provoca no individuo, este é atingido psicologicamente e fisicamente, tal como uma doença.os factores que pode influenciar, podem ser o ambiente social e a saude emocional. As pessoas que bebem estao num vivio onde destroi a sua vida e as vidas ao seu redor,como os dos famiares. o alcoolista perde a noçao da vida e do perigo que eles podem potenciar , como por exemplo,na estrada. tal como os toxicodependentes. eles quer esquecer os problemas com o alcool, que se apresenta como uma forma de evasao.o alcoolismo é uma doença, tendo sinais e sintomas. ha diferentas terapias para que eles poder chagar a cura. as terapias podem ser em grupo como por exemplo, os alcoolicos anonimos, centros de desintoxicaçao para alcoolicos, e sao administrados medicamentos para ajudar o utente, a nao sentir as dores e a ansiedade que o alcoolismo provoca.O corpo de um alccolista, fica viciado a substancia, tendo efeitos quando esta nao é bebida.os sintomas podem ser treimuras, suores ect. uma pessoa que bebe, nao toma conta da sua casa, e dei-se ir para o mau caminho.ele vai economicamente estar mal, por causa do dinheiro que gasta nas bebidas,e nao so, porque é comum que os alcooliscos perdam o emprego.os alcoólicos estragam a suas saudes ao nivel no estómago e figado, o alcóol prejudica os neurónios, por exemplo. ao nível mental e morais, a pessoa pode ficar depressiva. As pessoas alcoólicas ficam excluidas da sociedades, pois ninguem quer atura-los e ficam com medo das suas reacçoes. e ficam isoladas. o alcoolista nao tem noçao na quantidade que bebe. mais ele bebe, mais ele quer beber para esquecer, e mais o corpo pede para beber.e este é uma doença e uma dependencia. Começa a ser uma dependencia, e depois fica como doença. A pessoa fica como anestesiada quando bebe. Nao tem noçao do que faz e quando acaba os efeitos do alcool, fica mal na sua pele.o alcoolico esta num circulo viciado em que se mixtura a dependencia e a nessidade que o corpo exige do alcool. as doenças tem quadros clinicos e tratamentos tal como o alcoolismo.

**BIA*** disse...

Na minha opinião, o alcoolismo é uma doença, caracterizada pela dependência da ingestão de álcool, que muitas vezes começa na adolescencia ou até mesmo na infância e que quanto mais uma pessoa bebe, mais habituação cria e mais quer beber. Normalmente nos alcoólicos, podem sofrer algumas consequências como: instabilidade emocional, perda da capacidade de julgamento e autocontrole, comprometimento da coordenação motora e da memória, tremores, coceira e inchaços, confusão mental e torpor,impotência sexual e interrupções dos ciclos menstruais, alterações cerebrais, neurológicas e cardiológicas, infecções, diarréia, pancreatite, cirrose.
Uma vez viciado no alcool, o alcoolico, quer sempre mais, como se nunca estevesse saciado, o que vai provocar uma habituação no corpo e o alcool que vai passar a beber vai ser sempre mais.

gife disse...

O alcoolismo para mim é uma doença, porque é o consumo excessivo de álcool que o indivíduo ingere o que vai fazer com que o passar do tempo se torne numa doença; isto pode interferir com a vida familiar, social, com o próprio trabalho do indivíduo; a necessidade de beber ocupa os seus pensamentos o que vai fazer com que os seus comportamentos se alterem.
O alcoólatra pode apresentar varios prejuízos, porque como ele está sobre o efeito do álcool os comportamentos dele são diferentes, o que vai fazer com que a família fique principalmente afectada ao nível emocional e no seu dia-a-dia que vão ter de lidar com ele. Com este consumo de álcool vai também ter problemas de saúde devido a beber muito.
O alcoolista perde a capacidade de controlar a quantidade de bebida porque como o organismo já está habituado a receber o álcool, o indivíduo vai ter de consumir álcool uma vez que o organismo precisa, e se nao consumir vai ficar ainda pior do que está pois como tem a bebida ele está " satisfeito".
O alcoolismo é uma dependência e também uma doença, porque ele bebe para não sentir os efeitos de ter deixado de beber, o seu organismo precisa do álcool para poder se sentir bem consigo próprio.

Nexinha disse...

O alcoolismo é o consumo excessivo de álcool.
Para mim, não é uma doença mas sim uma dependência excessiva.Um indivíduo que ingira álcool em quantidades excessivas e que o repita várias vezes ao dia ou até à semana tornará-se dependente do álcool.O álcool interfere na vida pessoal, social,familiar ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode provocar disfunções psicológicas e fisiológicas nos alcoólicos.
As consequências do alcóol eleva-se ao nível da saúde(cirrose), familiar(abandono por parte da família),social(é rejeitado pela família).
Á medida que vai bebendo vai-se tornando dependente, não conseguindo parar de beber...torna-se um vício.

marina junqueira disse...

O alcoolismo, apesar de só agora ser motivo de muitas conversas e só agora se falar verdadeiramente deste problema como algo prejudicial, na verdade é um problema que já se arrasta na historia da humanidade.
Eu considero interessante debater este tema, mas ainda mais interessante quando falamos directamente com os "viciados" e quando falamos de vicio, ou de doença é completamente negado e tentam levar-nos a pensar que até consegue ter benefícios. Começam por beber em convivios e acabam bebedos todos os dias, só é pena que o problema do alcoolismo não afecte só os verdadeiros alcoólicos mas todos aqueles que rodeiam e principalmente que gostam dele, porque apesar dos verdadeiros culpados acabarem na maioria das vezes por sofrer de doenças relacionadas com o alcool, ou com problemas mentais que normalmente os grandes sofredores são a familia mais chegada que acabam por ser vítimas, muitas vezes de violência doméstica e acabam por se cansar destas pessoas e procuram mesmo separar-se. No entanto, estes problemas também afectam a vida profissional dos alcoólicos pois acabam por se tornarem maus trabalhadores, perdendo o emprego e passando a ter mais tempo para o álcool e acabando por perder a noção do que já beberam e não admitindo que têm problemas que precisão de ser rapidamente resolvidos.
Para mim o alcoolismo começa por ser expontâneo, que se torna um vício e que acaba como uma doença.

susy disse...

O álcool não deve ser consumido em quantidades exageradas, porque provoca graves doenças. Uma pessoa alcoólica torna-se dependente do álcool e não consegue viver sem ele, por isso uma pessoa alcoólica é uma pessoa doente.
A dependência será tanto mais intensa quanto mais intenso for o grau de tolerância ao álcool. Dizemos que a pessoa tornou-se dependente do álcool quando ela não tem mais forças por si própria de interromper ou diminuir o uso do álcool.
O alcoólatra de "primeira viagem" sempre tem a impressão de que pode parar quando quiser eafirma : "quando eu quiser, eu paro". Essa frase geralmente encobre o alcoolico ele nega qualquer problema relacionado com o álcool, mesmo que os outros não acreditem, ele próprio acredita na ilusão que criou. A negação do para ele não é evidente é para mim uma forma de defesa da imagem. Fazer com que uma pessoa reconheça o seu próprio estado de dependência alcoólica, é exigir muito dela e la se vai a sua imagem positiva que quer transparecer.Com a sua imagem enfraquecida a pessoa já não tem a mesma disposição para viver ja nao tera a mesma força para viver e muitas vezes nao se obtem soluçao.
A pessoa que ingeriu álcool não deve trabalhar com máquinas ou dirigir, pois pode pôr em perigo a sua vida, bem como de outras pessoas.No caso das consequensias como no mundo do trabanho sao comuns acidentes com maquinas em efeitos organicos sao comuns doenças como o fígado, coração, vasos e estômago.

Cláudia disse...

O alcoolismo é o consumo excessivo de álcool.
Normalmente o alcoolico já tem antecedentes, na familia e pode começar a ingerir bebidas alcoolicas ainda na adolescencia, depois isso torna-se um vicio, uma doença que mesmo que queira já não consegue travar sem ajuda médica.
Por isso concidero uma doença porque o alcoolatra não ive sem alcoolismo como uma pessoa gitada não vive sem calmantes......
O alcoolista bebe sem ter noção da quantidade e na maioria das vezes porque tem problemas de vários níveis afectivos normalmente e se tem problemas é doente.....

Anónimo disse...

As pessoas muitas das vezes não dão importância ás pessoas que começam por beber demasiado, até mesmo os mais próximos, "Ah e tal foi só daquela vez", mas depois são vezes sem conta e dão o beneficio da dúvida e dizem "Ah tá a passar um mal bocado", em vez de lhe mostrar que aquele não é o melhor caminho.
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte.
Na minha opinião o alcolismo é uma dependência, mas que pode originar uma doença.
Um alcoólico a maior parte das vezes torna-se violento perante as situações que encontra na sociedade.
O álcool também é uma droga, temos de tomar consciência nas alternativas que tomamos...

Belinha disse...

O alcoolismo pode ser entendido como um conjunto de problemas associados ao consumo excessivo e continuado do álcool em todas as áreas da vida do indivíduo.
O consumo de álcool é socialmente valorizado e arrasta-se desde os tempos mais antigos, em que eventos sociais como aniversários, casamentos, entre outros o consumo de álcool pelos seus efeitos ajuda as pessoas a desinibirem-se facilitando o estabelecimento de contactos interpessoais e uma maior aceitação por parte dos outros, levando a sua integração no grupo, este fenómeno leva a que as pessoas passem a beber continuadas e excessivas vezes álcool, podendo este consumo ser causado pela ânsia de escape a problemas que podem ser: económicos, familiares, sociais, emocionais.
Assim um alcoólico é caracterizado pela sua dependência em ingerir álcool sob várias formas de bebidas, quer sejam, de vinhos, de destilados, de cervejas, o sujeito deixa de ter capacidade para controlar a quantidade de álcool que ingere bebendo de forma descontrolada, é claro que isto acarreta consequências significativas para o sujeito mas também para os que o rodeiam como a sua família da qual passa estar dependente, as constantes ressacas levam à incapacidade do alcoólico para manter o seu emprego e poderá terminar em várias doenças como cancro, hepatite alcoólica, cirrose por exemplo.
Na minha opinião alcoolismo é uma dependência do consumo de álcool que acarreta várias doenças, bem com, problemas sociais, físicos e psicológicos podendo quando continuado no tempo acabar por ser transfigurada em doença.
Abaixo exponho um site (para os colaboradores interessados) que tem reportagens interessantes de variados temas: http://www.rtp.pt/wportal/informacao/reportagem/

catarina disse...

No meu ponto de vista,O alcoolismo é sim uma doença psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte.
Um alcoolatra tem vários problemas de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Mas também a nivel profissional
, onde mais tarde ou mais cedo vão perde-los, ou porque roubam dinheiro para o alcool ou porque chegam bebados ao trabalho.
Perde a capacidade para controlar a vontade de consumir alcool, pois torna -se um vicio tal como o tabaco.O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente.
como ficou comprovado!
ALCOOLISMO=DOENÇA

Dani disse...

Eu considero que a dependência pode ser uma doença, dependendo de qual for a dependência em questão, isto é, se for uma dependência de coisas realmente necessárias para a sobrevivência, não considero doença, caso contrario poderá ser.
Para além disso, também acho que o alcoolismo é uma dependência que pode trazer muitas doenças.

:S :S :S

Teresa disse...

Aloha :)
Na minha opinião, uma dependência é uma doença. Note-se que há dependências saudáveis, como comer,beber,etc.... Mas neste assunto que vou comentar acredito que ambas que se completam.
O álcool é uma droga,que tal como todas as drogas,viciam. O indivíduo que a consume excessivamente é o alcoolista. Este ciclo vicioso denomina-se alcoolismo.
Por variados motivos, o individuo torna-se alcoolista,detriorando-se fisica, psicologica e socialmente.
O haxixe, cocaína e tantas outras ilicitas provocam o mesmo efeito.
O álcool e o tabaco são drogas LEGAIS! Não terão, as drogas ilicitas, oportunididade de serem bem vistas aos olhos da lei?
Ou todas as drogas devem se tornar ilicitas?
Hasta :)