Como caracteriza o toxicodependente?
O indivíduo toxicodependente é uma pessoa com um mundo particular?
Trata-se de alguém sem coração?
O que leva o "Homem" à dependência?
Qual a dependência mais saudável... aquela que o é por Drogas Ilícitas... ou a que se traduz no materialismo da sociedade?
quinta-feira, 17 de abril de 2008
3º Tema: O Toxicodependente
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Na minha opinião, o toxicodependente é alguém que não encontrou o caminho certo para resolver os seus problemas e, por isso, em vez de os resolver foi pelo caminho mais fácil, o de os tentar esquecer. Assim, do meu ponto de vista, o toxicodependente, normalmente, é alguém que não recebeu apoio na sua vida e por isso encontrou a droga, que se torna um grande amigo e infelizmente inseparável.
É certo que muitos dos toxicodependentes, entraram neste mundo devido à influência dos amigos, que neste caso podem ser más companhias, mas a partir de determinado momento da vida das pessoas elas têm oportunidade de escolher aquilo que querem para a sua vida e, por isso, é o responsável pelos seus actos e decisões.
Assim, acho que grande parte dos toxicodepentes vive num mundo à parte, apenas com o seu vício, mas vive isolado não apenas desde que começa a drogar-se mas muito antes disso e talvez por esse motivo entrou nesse mundo. Também é verdade que ao viverem com a droga conhecem muitas pessoas com o mesmo vício, que podem não ser as melhores companhias mas pelo menos são uma companhia. Na minha opinião não é por entrar no mundo da droga que as pessoas deixam de ter coração, apenas deixam de ver a realidade tal como ela é, e talvez os sentimentos deixem de fluir.
É verdade que as drogas certamente não são o melhor vício mas não são o único. Quando falamos nos vícios, não nos lembremos apenas do álcool e da droga mas olhemos para nós e olhemos os nossos defeitos e vícios e a partir daí é bom que não nos achemos com autoridade de julgar os outros que têm pior vida que nós, apesar de ser certo que entraram e permaneceram nesse mundo por opção. Quantas são as pessoas que gastam o dinheiro que têm e o que não têm em compras, quantas são as pessoas que perdem rios de dinheiro no jogo e acabam na miséria, acabando estes também por entrar no mundo das drogas, um mundo que muito julgaram e criticaram?
Normalmente o que leva as pessoas á toxicodependência é um momento de desespero de alguma frustração pelo qual passam, normalmente ou porque são insentivados por alguém ou porque têm uma enorme curiosidade ácerca do assunto e quando menos esperam são surpreendidos pela dependência. No meu ponto de vista o toxicodependente tem alguns comportamentos desadequados á sociedade, mas contudo podem variar de pessoa para pessoa, não são pessoas sem coração mas sim pessoas que têm certos problemas afectivos, económicos, familiares entre outros, problemas esses que os pode levar a tomar certos comportamentos mais agressivos para com as pessoas e daí estas formarem um esteriótipo muitas vezes errado. Como é óbvio o toxicodependente em geral vive num mundo á parte no qual deixa entrar poucas pessoas devido á sua debilidade emocional e não só, normalmente dão-se com pessoas com o mesmo tipo de problemas que eles e que muitas vezes em vez de ajudarem pioram muito mais a situação, levando o toxicodependente por caminhos mais obscuros, mostrando-lhe drogas novas e cada vez mais pesadas.
No meu ponto de vista nenhum tipo de drogas são saudáveis, nem as licitas nem as ilicitas nem sequer as que se traduzem no materialismo da sociedade, porque se não, não lhe chamariamos drogas mas sim outro nome mais "pomposo".
Contudo o materialiso da sociedade tem me vindo a assustar devido ás proporções que tem tomado nestes ultimos anos e que com o andar da carruagem continuará a tornar-se mais evidente, nestes ultimos anos o chamado "jet 7" tem vido a aumentar e com ele traz todo o materialismo que alguma vez possamos imaginar e que antes era "escondido".
Para mim o toxicodependente é uma pessoa onde o valor dos laços e das relações afectivas, dos problemas pessoais e sociais se vai perdendo, e por isso vai consumindo muitas vezes as drogas, que depois vai fazendo com que se sintam felizes com a sua vida.
O toxicodependente é uma pessoa com um mundo particular porque eles tem o seu próprio mundo, ou seja, o mundo das drogas. Eles comunicam com as pessoas que se envolvem como eles nas drogas, porque as outras pessoas olham de lado para as pessoas que consumem as drogas. Acham que os toxicodependentes podem lhes fazer mal.
O homem fica com a dependência porque desenvolve um comportamento que em grande parte não consegue controlar. Sendo assim, o organismo vai andar sempre a pedir as drogas, uma vez que o organismo já está habituado a isso.
As drogas ilícitas são aquelas que são proibidas por lei.Como por exemplo: a cocaína, ectasy,heroína. O materialismo da sociedade é pensar em fazer grandes espaços de comércio, fazer obras,etc. A dependência mais saudável é o materialismo da sociedade porque é preciso dar apoio a certos sítios e lugares com problemas económicos, fazendo com que haja um país melhor.
O toxicodependente é uma pessoa que se torna dependente de drogas.Esta dependência é tanto física como psicológica.
Caracterizo um toxicodependente como um pessoa fragilizada e que tenta fugir aos problemas pessoais e até da sociedade.
Um toxicodependente não tem um mundo particular, as pessoas que os rodeiam é que os discriminam pondo-os de parte.
Não se trata de alguém sem coração, mas sim de alguém que é discriminado e que é tratado pelas pessoas como alguém sem coração e como alguém que não deve viver e que não tem o direito a estar no mesmo mundo que essas pessoas.
O que leva o homem à dependência é a falta de civismo das pessoas e a falta de apoios financeiros e familiares.
A dependência mais saudável é a que se traduz no materialismo da sociedade porque o estado gasta mais dinheiro em coisas materiais do que em dar apoios a instituições para acolher estas pessoas que precisam de mudar de vida.Há toxicodependentes que param um instante e decidem que têm de mudar e que precisam de ajuda para o fazer mas, há outros que sem ajuda de alguém para pensar não resolvem nada.
É pela força de vontade das pessoas que o mundo melhora.
Toxicodependência é a dependência da droga, consumo de droga, consumo prejudicial, são vários os conceitos.
Eu acho que eles muitas vezes vivem num muso a parte, mas nao quer dizer que nao tenham coraçao pois porque muitas vezes eles tem familia, filhos....
Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contato com as drogas. Ambiente, companhias erradas, tudo favorece o contato e as primeiras experiências com as drogas. A isso, acrescente-se a frequente ausência dos pais, que cria condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas conseqüências.
Para mim a dependencia mais saudavel é o materialismo da sociedade, porque pelo menos nao estou sujeita a morrer...mas se for-mos a ver estes dois temas tem muito em comun pricipalmente os aspectos negativos sao muito indenticos porque ambos levam a dependencia de algo...
Na minha opinião, este tema é interessante, uma vez que no decorrer do meu estágio, vou contactar com alguns toxicodependentes. Para mim, um toxicodependente, é uma pessoa viciada, que como falamos no tema anterior, na maior parte dos casos tem problemas e deriva de uma família desestruturada, ou, quando isto não acontece, uma vez que muitos toxicodependentes provem de famílias com boa estrutura, muitas vezes encontram problemas na vida, para os quais não encontram solução e pensam que com um momento de prazer ou de tranze, vão conseguir resolve-los.
Normalmente, os toxicodependentes, comportam-se como se vivessem noutro mundo, como que anestesiados. Não acredito que os toxicodependentes sejam pessoas sem coração, a verdade é que o facto de viverem sempre por uma grama que seja de droga, os torna mais egoistas e os faz não contarem com ninguém para nada.
Uma habituação, que por muitas vezes se pensa que é só um charro ou é só mais esta vez, leva na maior parte das vezes á dependência. é quanto mais dependentes da droga forem as pessoas menos convivem com os outros, cortando assim relações com os mais próximos.
Pode dizer-se que as drogas ilícitas, são como que um degredo para a sociedade e para cada consumidor, contudo, existem muitas pessoas que não são consumidores de droga, contudo conseguem ser tão ou mais egoístas que os que as consomem. Muitas pessoas gastam "rios" de dinheiro em roupa, joias e futilidades, e quando veem alguem a pedir comida ou um mendigo que tem frio e não tem onde dormir, não são capazes de oferecer a minima ajuda que seja. Enquanto a droga afecta o estado físico e psicológico , o materialismo, afecta a vida social das pessoas.
um toxicodependente é uma pessoa que por necessidade de esquecer a sua vida, encontrou a droga para escapar aos seus problemas. Mas nao so pois muitas pessoas começam a droga por causa de amigos ou conhecidos que convenceram deles tentar esta experiença. Todos sabemos que as drogas em pouco tempo viciam e que é complicado de sair deste inferno.eu caracterizou o toxicodependente por uma pessoa sem defesas e que nao tem apoio suficiente para resolver os seus problemas.Eles fazem todo por a droga: roubam, prostitutam-se etc. eu li um livro que tratava sobre a droga, onde uma mae era prostituta para poder comprar a sua droga. o livro chama-se "1 gr de vida, 1gr de esperança" este livro é muito chacante pois, mostra a realidade da droga sem tabo nem pudor.
o mundo do toxicodependente tem um mundo a parte. Eles ficam isolados do mundo. Eles nao queram saber da sociedade nem do que se passa a volta dele. Eles vivem a volta da droga e para eles so existam este vicio e mais nada. Estas pessoas sofrem muito. elas tem um coraçao como as outras pessoas, e na minha opiniao ainda tem mais de que nos, pois elas sofrem e certas pessoas sao mas e injustas com elas porque nao sabem o que é estar no mundo da droga. o problema da droga é que estas pessoas ficam perdidas no vicio e começas a fazer disparates para a droga e nao pensam nas consequencias.
Para mim o que leva o "homem a dependencia" pode ser varias coisas, como por exemplo a sociedade com o materialismo, o isolamento, problemas pessoais onde a pessoa nao consegue resolvé-los, a informaçao etc.
qualquer droga ou vicio é perigoso.
nao ha nenhum vicio saudavel. as drogas como o alcoolismo podem levar a morte mas nao so, o culto do corpo que a sociedade transmite, leva adolescentes a anorexia e a bulimia. o materialismo da sociedade é um vicio que leva as pessoas a gastar o dinheiro em coisas inuteis so para fazer pensar que tem dinheiro quando é o contrario, levando as pessoas a pegar em creditos. este materialismo é um vicio: mais eles gastam mais eles queram gastar e mais eles pegam em creditos, ficando sem dinheiro nem possibilidade em pagar os creditos. Isto tudo leva as pessoas a ficar falhidas.
E podemos dizer que estas pessoas ficam psicologicamente frageis e instaveis.
em conclusao todos os vicios sao perigosos.
No meu ponto de vista, o toxicodependente ,é aquele que consume droga,sendo este prejudicial, problemático onde ganha dependência .O Toxicodependente vive no mundo a parte,pensando sempre uma maneira para ter dinheiro e comprar a sua droga,nem que para isso roube ou peça as pexoas.O que leva a dependência da droga ,é sem dúvida a solidão do "homem", que se apoio e sente confiante em consumir as drogas ...
Não há vicios bons, cada vez as pessoas torna se mais dependentes de drogas mas não só, o tabaco e o alcool também provoca a dependência mas não são drogas ilícitas porquê? As pexoas que estao dependêntes perdem tudo, familia, amigos,as suas próprias coisas e vendem-se.
Será que isto é vida?!
Na minha opinião, um toxicodependente é um indivíduo agarrado ás drogas, ou seja, vive dependente delas. Um indivíduo que se tornou toxicodependente, ou foi por influência dos amigos em que se queria mostrar que também era capaz, ou mesmo para fugir dos seus problemas em vez de enfrentá-los, ou até mesmo por influência da familia, ou seja já vive no meio de toxicodependentes.
Do meu ponto de vista todas as pessoas têm coração, mas muitas delas têm medo de mostrar por sentirem revoltadas, ou por sentirem que vão ser regeitadas pelas outras pessoas. Todas as pessoas precisam de atenção, amor e carinho e sobretudo estes toxicodependentes, eles precisam de cair em si mesmo e de encontrarem o caminho certo da sua vida, mas para isto eles precisam de alguém especializado e mesmo da sociedade para serem curados.
As drogas não são as únicas dependências, por exemplo o materialismo da sociedade também se vai tornar uma dependência. Há pessoas que muitas das vezes para "subir" na vida passa por cima de tudo e de todos, para mim nenhuma das dependências são saudáveis, mas sim uma vida tranquilizante, que com esta sociedade quando é que vamos conseguir ter?...
Na minha opinião um toxicodependente é um indivíduo que possui necessidades fisiológica e/ou psicológica de consumir drogas, que são substâncias químicas que alteram o estado de consciência de si próprio e de tudo quando o envolva e criam dependência. Existem vários tipos de drogas, que têm diferente impacto nos sujeitos que as consomem, todavia o seu consumo prolongado tem repercussões graves a nível físico como a queda de dentes, psíquico como a perda de memória, social como o isolamento por exemplo mas a mais grave e irreversível de todas as consequências possíveis é morte por “overdose”.
Um indivíduo toxicodependente é um ser humano como qualquer outro, com defeitos e virtudes, não é “alguém sem coração” mas sim alguém que num momento da sua vida fez uma má escolha, na tentativa avivada de fugir da realidade, de si próprio o até mesmo de experimentar caindo num labirinto complexo, cuja saída é distante e penosa. Estes indivíduos acabam, assim, por viver num mundo particular em que a sua dependência é tudo, na medida em que, passam o tempo todo a conjecturar formas de comprar droga, do quanto necessitam dela, bem como, sob o efeito da mesma, afastam-se de todas as outras pessoas, isolando-se com o seu vicio que continuamente o vai manipulando a continuar a drogar-se cada vez mais, até que, infelizmente o vicio leva a melhor e o sujeito morre sem nunca compreender ou compreendendo demasiado tarde que na vida todos temos contratempos e desilusões e cabe a nós resolve-las de forma a promover o nosso desenvolvimento pessoal e que existirá sempre alguém que nos ajudará se o quisermos. No entanto, como referi anteriormente é possível sair deste “labirinto” com muita coragem e perseverança, quando o indivíduo assume o controlo da sua vida voltando a ter sonhos, aspirações e projectos… impedindo que o vicio continue a manipulá-lo procurando ajuda e tratamento.
Existem múltiplos factores de risco que podem levar o indivíduo à dependência como famílias em que existam por exemplo: atitudes permissivas ou favoráveis ao desvio, isto é, ao uso de substâncias, a família ser numerosa, baixas expectativas de sucesso dos próprios e dos filhos. O grupo amigos poderá potenciar a dependência se o indivíduo se quiser integrar num grupo com consumo de substâncias ou conduta delinquente, bem como, com atitudes favoráveis ao uso de substâncias. Também a escola poderá contribuir para esta dependência se existir fracasso e abandono da escola, dificuldades nas transições de anos lectivos, poucas oportunidades de trabalho e reforço. Em suma, os indivíduos buscam na droga, geralmente, um escape para os seus problemas e dificuldades quer de ordem financeira, pessoal, profissional, social.
Creio que nenhuma das dependências seja saudável, a dependência das drogas ilícitas e a que traduz o materialismo da sociedade, ambas acarretam consequências devastadoras e poderão ser o reverso da mesma moeda, ou seja, a dependência de drogas ilícitas pode ter como reverso o materialismo da sociedade pois para comprar drogas e preciso dinheiro, grande parte dos toxicodependentes com o tempo deixam de trabalhar e vão perdendo o poder de compra passando a roubar familiares e ate mesmo pessoas desconhecidas é certo que não é pelo materialismo em si mas pela droga, o que é certo é que acabam por recorrer e, de certa forma, estarem dependentes dos bens materiais quer seja dinheiro, ouro, objectos de valor, etc. Por outro lado, o materialismo da sociedade faz com que indivíduos com elevado poder económico quando se vêem em risco iminente de perderem tudo o que têm não aguentam procurando a droga ou em casos extremos o suicídio como fuga a essa perda de poder. A sociedade actual é fortemente marcada pelos bem materiais e os prestígios que estes concedem aos indivíduos, levando muitas vezes a sentimentos de descriminação e desvalorização paras os que não os possuem, na minha opinião a dependência de drogas e mais fácil de tratar que uma dependência de praticamente toda a humanidade e pela qual se destroem uns aos outros.
Aloha...
eh pah, lá tenho que escrever outra vez :)
Tal como o nome indica,o toxicodependente é alguém dependente de tóxicos. O porquê desta dependencia é que se torna mais complexo.Talvez por não verem os multiplos problemas da sociedade resolvidos,e consequentemente, a sua vida, ou pelo simples prazer de fazer "a viagem" que pensam ser a fuga.É,de facto, um vício fisico e psicológico, obviamente prejudicial em todos os sentidos. Penso que os toxicodependentes tentam, através do consumo de drogas, penetrar num mundo particular, mas fazem parte do nosso mundo, da nossa realidade, e , por esta não ser a desejada é que tentam o outro mundo. Estes viciados tentam fugir do mundo, dos problemas que os atormentam e por isso drogam-se... Há pessoas que matam... Outras são dependentes do trabalho...Tantas outras vão para o ginásio... Todas elas procuram, de uma maneira ou de outra, fugir... E serão estas últimas condenadas e discriminadas como os toxicodependentes?
A toxicodependencia torna-se uma doença, e é quando esta leva os seus "súbditos" ao desespero, fazendo-os roubra, matar, etc... só para terem uns minutos "alucinantes". Nesta situação, acho que os toxicodependentes se tornam pessoas sem coração...Mas não é por consumirem...É pelas loucuras que são levados a fazer, pelas famílias que abandonam...Concluo, que é a droga que lhes leva o coração, fazendo destes homens "sem coração" e noticias de todos os jornais.
A dependência saudável é a que satisfaz as nossas necessidades básicas (ex.: comer, beber, etc...), todas as outras considero fraqueza humana. O materialismo social e as drogas ilicitas são constantes no nosso mundo. E se estas acabassem? Quem sobreviveria? Aqueles que não consumem tóxicos ou quem não cai no materialismo... Ou o mundo ficaria desabitado?
A droga está por todo lado... Nós dependemos das "drogas" para viver...
Hasta "drogadinhos"
:)
Na minha opinião, o toxicodependente é uma pessoa com um mundo próprio e que leva a vida com o objectivo de satisfazer sempre a sua vontade de consumo.
Na maioria das vezes, este, é mesmo capaz de cometer grandes crueldades/crimes para conseguir obter algum dinheiro para comprar apenas umas doses de droga.
Apesar destes pormenores, não considero que o toxicodependente seja uma pessoa sem coração, mas sim uma pessoa que nunca teve forças para resolver os seus problemas nem o apoio suficiente para conseguir ultrapassar as fases menos boas.
Contudo, se pensarmos bem, a droga não é única dependência existente, existem muitas outras que apesar de lhes ser dada menos importância trazem também muitos problemas. Uma delas é realmente o materialismo, pois cada vez são mais as pessoas que ligam mais aos valores materiais do que às pessoas com quem convivem e até há quem escolha as companhias dependendo do que estas possuírem.
Enviar um comentário