quinta-feira, 10 de abril de 2008

2º Tema: Familias Desestruturadas

"Uma família desestruturada pode gerar adultos problemáticos para enfrentar a complexidade da convivência social, aproximando-os das drogas e do alcoolismo desenfreado, o que possibilita o aparecimento de oportunidades para a prática do crime."
A Violência Doméstica e a negligência familiar serão características destes nucleos familiares?
Comente dando a sua opinião relactivamente ao tema...

12 comentários:

Anónimo disse...

sim na minha opinião, a convivência de uma familia desestruturada tem mais provabilidade de entrar num mundo de drogas e para a prática de roubos e violências, pois o adulto que conviveu num mundo de violências, ou seja numa família dramática, vai-se sentir revoltado, inútil e para não se mostrar sensivel com o que lhe está acontecer com ele entra num noutro mundo violento, mostrando que é forte e e´o maior, quando na realidade isso não é verdade e está a sofrer.
Temos que agir perante as familias desestruturadas, antes que eles se voltem para um mundo diferente.

Nexinha disse...

Na minha opinião, a violência doméstica e a negligência familiar são características destes núcleos familiares porque um adulto que na sua infância passou por fases problemáticas, por exemplo, violência doméstica, na fase adulta vai tentar arranjar meios para esquecer o que já viveu e para isso vai-se refugiar na droga, no alcóol, etc.Vai-se refugiar nisto mas, só por uns instantes é que esquece pois quando volta ao seu estado normal os problemas são os mesmos e tudo continua igual.
Um adulto que vive numa família desestruturada, em que o alcóol é a presença principal, na sua fase adulta há 90% que o mesmo problema continue mas agora não como vítima do alcóol mas sim como alcoólico.Isto acontecerá, principalmente se a mãe enquanto tiver o filho na barriga ingerir alcóol, o bebé nascerá com alcoolismo fetal.
A nível da convivência social, o adulto terá algumas dificuldades pois no caso de violência doméstica o adulto que foi vítima disto viverá com algum medo.Este medo é em se relacionar com os outros pois tem receio que alguém o volte a fazer.Por exemplo, uma rapariga que na infância viveu num ambiente de violência, na fase da adolescência ou na adulta terá dificuldade em se relacionar com um rapaz pois o receio é tal que ela esconde-se de tudo e fica só no seu mundo.
Um adulto será o que lhe ensinaram e o que viveu.Este, no futuro, será um espelho dos pais e dos que o rodeia.

catarina disse...

No meu ponto de vista, acho que é verdade, pois os adolescentes não têem orientação para as suas escolhas então apoiam se no álcool,drogas,batem nos seus parceiros,isto tudo para se sentirem bem consigo próprias e realizadas.
Por isso, vamos estar atentos a estas situções, pois podemos evitar a distruição das suas vidas!

**BIA*** disse...

Eu concordo com esta afirmação, uma vez que, a maior parte dos toxicodependentes e alcoolicos, são membros de familias desestruturadas.
Uma familia desestruturada, é uma familia que não funciona da melhor forma e se o nosso campo emocional se "forma" através da atenção, educação e carinho que recebemos, estas crianças que mais tarde se tornarão jovens, ao conviver com coisas como violência doméstica ou alcoolismo por parte dos pais, podem futuramente tornar-se um toxicodependente e mesmo até repetir os actos que os pais fazia quando este era criança.
Como futuras técnicas, devemos estar atentas a estes sinais.

como sou eu??? disse...

Familias destruturadas sao familias onde os papeis podem ser invertidos, como por exemplo, pais que nao ocupam-se das crianças. Pode-se encontrar familias em que os pais nao tem autoridade, onde até os filhos batem nos pais. Ha familias em que falta um membro da familia, isto é, o pai ou a mae, o que dificulta a educaçao das crianças.Isto tudo pode desincadear alguma complexidade no relacionamento e na sociedade. Na minha opiniao a violencia domestica e a negligencia familiar sao caracteristicas destes nucleos familiares porque estes individuos nao tem o apoio necessario para poder evoluir no bom caminho.
Estes individuos por situaçoes economicas desvantagosas ou por uma familia que nao tem educaçao vao seguir os passos dos pais que sao os principais modelos. As crianças que vem o pai bater na mae, mais tarde vao copiar este comportamento com a sua mulher ou filhos. Estes adultos nao saberao comportar-se em sociedade, pois em casa, nenhumas regras de comportamento serao instaurados. Estas pessoas nao tendo conhecimentos cientificos, por a escola, porque nao quiseram continuar os estudos ou nao tiveram possibilidades economicas para continuar a estudar, nao tenham tanta facilidade para encontrar empregos e podem drogar-se ou beber para fugir a realidade.
ha Pais que tem filhos e que nao dao atençao a eles, deixando eles fazer o que eles quer e que nao tomam conta deles, isto é, negligencia familiar.Estas crianças para ter atençao vao fazer asneiras e o que nao é permito, para ter minima atençao. Estes exemplos nao sao aplicados em todos casos, pois cada caso é um caso.
Existem algumas instituiçoes que dao apoio a estas pessoas, como por exemplo, O istituto Maria da Paz de varzim, este occupa-se de crianças com dificuldades economicas e em risco.
Para a mim, o governo deveria implantar medidas para ajudar estas pessoas, mais isto é muito caro.
todos queriamos um mundo melhor, mas pouca gente faz que isto muda.

Cláudia disse...

Na minha opinião, a violência doméstica e a nigligência familiar estão directamente implicadas neste tipo de familias, pois como se sabe todas as vivências e experiências que temos na infância vão influenciar de uma forma ou de outra a nossa vida adulta. Deste modo se na infância estivemos numa familia com este tipo de características estamos mais propensos a ter estes comportamentos, pois foram os exemplos que tivemos em casa.
Como será normal, este adulto será uma pessoa com um elevado nível de insegurança, revoltado, sentir-se-á inutil, pois não terá o minimo de incidência na sociedade de uma forma possitiva.
Se nos basearmos na psicologia sabemos que a criança é um prototipo do adulto e que "absorve" de alguma forma os comportamentos dos outros, sendo assim esta será um espelho do adulto, e se este for má pessoa a criança também o será........
=) XIMINITAS

susy disse...

Eu concordo. Porque muitas vezes um adulto que em criança tenha vivido numa familia desestruturada ou com violencia domestica, mais tarde em adulto pode adptar esses comportamentos...
em que pode dar origem a outros problemas como alcoolismo ou mesmo ate droga.
No caso de negligencia familiar temos de ter em conta que existem muitas das vezes pais que, sem se aperceberem e sem terem uma intenção conscienciosa ou sequer uma intenção,produzem nos seus filhos problemáticas que também neles foram mal resolvidas ou não foram resolvidas sequer. Mais do que isso, não se apercebem delas em si mesmos, e apenas vêem os problemas nos seus descendentes. Apresentam-nos como origem, causa e consequência, de todos os conflitos existentes. Querem resolver os seus problemas através da resolução dos problemas dos seus filhos. Resolver os problemas dos filhos é então resolver os problemas dos pais? Quem tem então problemas?

marina disse...

A partir do momento em que nascemos, somos integrados numa familia que tem os seus hábitos e costumes que por sua vez são transmitidos à criança. Assim, sendo a criança um protótipo do adulto, segue os modelos que lhe estão mais proximos, normalmente os pais e por isso são estes uma peça fundamental na formação da personalidade da criança. Por isso, uma criança que vive num meio menos próprio onde convive com álcool ou drogas e consequentemente com a violência doméstica, será mais provavel que comece também ela a entrar no mundo da droga e do álcool e que se torne a violência doméstica algo banalizado e presente no seu dia-a-dia.
Assim todo o adulto tem um papel fundamental na viva das personalidades em construção devendo, por isso, dar o melhor exemplo.

gife disse...

Na minha opinião, uma família desestruturada origina problemas, em particular por causa das más condições económicas que provocam grandes desigualdades, injustiças institucionalizadas, um descontentamento e um mal-estar geral. Alguns desses problemas sociais sao: falta de casa para habitar, saúde, desemprego, pobreza, etc. o que vai fazendo com que gere adultos problemáticos ode se vão envolvendo na criminalidade, no alcoolismo, nas drogas, etc. Estes problemas provocam situações de exclusão social.
Nestes núcleos familiares são característicos a violência doméstica e a negligência familiar porque na violência doméstica encontra-se associado o consumo de álcool excessivo, tornando a pessoa mais agressiva batendo no seu parceiro[a]. Na negligência familiar os pais não querem saber dos próprios filhos, deixando-os sozinhos e abandonados. Por isso, como futuras técnicas devemos fazer alguma coisa para que isto mude.

Belinha disse...

=)
Bom, no meu ponto de vista, este problema que é levantado pode ser extremamente complexo.
Existe, realmente, uma elevada percentagem de casos em que as famílias desestruturadas podem gerar adultos problemáticos, pois estes quando se deparam com a sociedade, e pelas interacções que estabelecem, poderão propiciar oportunidades para a prática do crime, no entanto, esta situação não acontece em todas as famílias desestruturadas, porque a criança mesmo nesse sistema familiar e pela frequência na escola, absorve a informação que a família desde sempre lhe vem transmitindo, assim como a da escola, relações com outras pessoas podendo esta última informação ser mais absorvida e convencionada, promovendo o seu desenvolvimento enquanto humano, conferindo-lhe o equilíbrio, ponderação, sensatez para a sua inserção na sociedade.
Concordo, que a violência doméstica e a negligência familiar poderão ser características destes núcleos familiares, mas como anteriormente referi, está dependente de vários factores que condicionam a vida humana e a sociabilidade a ela inerente.
Acredito que estes problemas podem ocorrer tanto numa família tida como normal dentro dos parâmetros de uma sociedade (sendo que estes parâmetros variam de cultura para cultura) como numa família tida como desestruturada, uma vez, que o problema poderá não estar na família em si, mas sim numa sociedade moribunda e no seu quotidiano podendo influenciar famílias que não são desestrururadas.
Por outro lado, é claro que existem diversas famílias desestruturadas que padecem definitivamente com estas problemáticas, infelizmente hoje em dia é cada vez mais difícil para as crianças terem um ambiente harmonioso e coeso que lhes permita transformarem-se em adultos equilibrados.

Teresa disse...

aloha (outra vez)
Uih, este tema é difícil!
Antes de poder responder, gostava de abrir um parenteses.- Para mim a violência doméstica é negligência familiar.Há pessoas negligentes que agridem os familiares, e não, pessoas violentas que são negligentes, ou seja, a negligência leva à violência.- Fechando parenteses.
Relativamente à pergunta que nos é feita, penso que sim, que toda a afirmação anterior à pergunta, tem caracteristicas de uma familia negligente. Por outro lado, as famílias que acarretam a culpa de serem negligentes não tem necessariamente que criar toxicodependentes, alcoolicos ou outro grupo de risco social. Possibilita a formação destes, considero um erro pensar: " se o pai dele bate na mãe,que por sua vez está desempregada, então ele vai se render a algum vício". Acredito que uma criança que nasça num seio descuidado possa vir a ter problemas de auto estima,e consequentemente,este será o seu maior problema no futuro, visto que desencadeia outros problemas anexados. E daí, pode ou não, abrirem-se portas para um mundo de dependencia.
Outro ponto de vista que defendo é que não é só em familias com as caracteristicas acima citadas que surgem pessoas,que no futuro, serão viciadas. A frustração que leva à vontade de inserção nas drogas (em geral) parte de cada pessoa. Por mais que a familia seja má... Por mais que a familia seja boa... Cada um escolhe a sua arma de defesa contra a sociedade complexa em que estamos inseridos.
Deixo o essencial da minha opinião, senão nunca mais saía deste computador.
Hasta. :)

Dani disse...

Na minha opinião, a negligência familiar e a violência domestica podem realmente levar as pessoas que vivem com esta situação a refugiar-se nas drogas e no alcool, pois na maioria das vezes, estas pessoas pensam que este tipo de vicios são a melhor opção para esquecer ou minimizar o sofrimento por que passam.
Isto, não quer dizer que todas as pessoas que sofrem de violencia domestica e de negligência familiar consumam obrigatoriamente drogas e alcool, nem, que todas as pessoas dependentes destes vicios sejam ou tenham sido vitimas de violencia domestica e de negligencia familiar.