quinta-feira, 3 de abril de 2008

1º Tema: o Técnico de Acção Social

Como serão, em breve, Técnicos de Acção Social, está na altura de reflectirem sobre o vosso papel como tal.
Qual o vosso papel como técnicos?
Quais públicos e espaços onde irão intervir?
A sociedade está preparada para vos receber? As ofertas de trabalho são suficientes e satisfatórias?
Pois bem! eis algumas questões que gostaria de ver respondidas...

12 comentários:

Nexinha disse...

Na minha opinião, o nosso papel como técnico de acção social é contribuir para o bom funcionamento do grupo-alvo com que estamos a trabalhar e de tentar resolver algum problema de algum elemento,por exemplo, ajudá-lo a encontar um trabalho. .
O grupo-alvo com que podemos intervir são as crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade.Sendo técnicos de acção social as áreas onde podemos intervir são creches, jardins-de-infância, ATL's, prisões,lares,colónias,etc.
Em relação à sociedade, esta não está pronta para nos receber pois o desemprego tem vindo a aumentar e se para alguma actividade ou para resolver algum problema de algum elemento do grupo-alvo com que estou a trabalhar dificilmente arranjarei meios através do governo ou da câmara municipal dessa mesma região.Se eu quiser mesmo fazer isso terei de fazer com as minhas próprias mãos arranjando esses ou outros meios que possam substituir os que gostava de arranjar.E, para tal as ofertas de trabalho são diminutas.
Por fim, penso que apesar de gostar muito desta área e de ajudar os outros não terei muito sucesso.Fica aqui a minha opinião.

susy disse...

O meu papel como futura tecnica é contribuir para a sociedade, isto é ajuda-las em muitas questoes desde do nivel social até mesmo economico.
Posso contactar com varios publicos alvo como crianças, idosos, reclusos, adolescentes, pessoas com problemas de aprendizagem, deficientes,drogados......e ao nivel de intervençao como colegios, lares, atl, prisoes, colonia de ferias, centros sociais, infantários, animadores de rua, festas....acho que a sociadade esta preparada para nos receber, porque a sociedade onde estamos inseridas precisa de muita animaçao.
No caso de oferta de trabalho não são muito satisfatorias, mas isso nao esta so para a nossa saida de trabalho.

**BIA*** disse...

Olá....Na minha opinião, como técnicos, devemos divertir e também ajudar as pessoas nas dificuldades que estas encontram no dia-a-dia e que são cada vez maiores e mais frequentes, como por exemplo o desemprego. Para isto, teremos que tentar perceber os problemas do grupo-alvo com que estamos a trabalhar.
Os grupos-alvo com os quais podemos trabalhar, fazem parte de quase todas as faixas etárias. os espaços são:
-Parques desportivos;
-Parques Naturais;
-Colónias de férias;
-Estabelecimentos de ensino público e privado;
-Jardins-de-infância;
-Lares de terceira idade;
-Ateliers de ocupação de tempos livres;
-Casas de repouso;
-Hospitais;
-Associações culturais, recreativas e desportivas;
-Escolas de Ensino Especial;
-entre outros.

Além das saídas profissionais serem bastantes, as ofertas do mercado de trabalho não são assim tantas e quem sonhava um dia trabalhar com crianças, começa a aperceber-se que este facto é quase impossivel, uma vez que a maior parte das pessoas, prefere trabalhar com estas, pondo de parte as pessoas com deficiência, os idosos e até mesmo os adultos.
Assim, a sociedade não está pronta para receber-nos, uma vez que o desemprego não pára de aumentar, e o numero de técnicos a chegarem ao mercado de trabalho também aumenta.
Mas enfim è Portugal... e não o nosso curso...

Belinha disse...

=)
A meu ver, o meu papel como técnico de acção social é auxiliar e promover num ou vários grupos-alvo o desenvolvimento pessoal e social indo a encontro das suas necessidades quotidianas.
São vários os espaços em que poderei intervir, bem como, famílias desestruturadas,
Toxicodependentes, alcoólicos, prostitutas, beneficiários do Rendimento Mínimo de Inserção, sem-abrigo, minorias étnicas, etc.
As sociedades confrontam-se com profundas e constantes mudanças económicas, sociais e culturais que têm repercussões no individuo e/ou indivíduos, como tal, creio que está a consciencializar-se cada vez mais da nossa relevância enquanto técnicos de acção social. Paradoxalmente, verifica-se que as ofertas de trabalho não são suficientes, nos centros de empregos existem muitas pessoas formadas nesta área à espera de oportunidade, também não são satisfatórias pois poderiam existir mais locais de forma a auxiliarmos devidamente os grupos-alvo, bem como, um maior numero de técnicos por instituições porque verifica-se um reduzido numero de técnicos para muitos indivíduos que necessitam dos mesmos.

gife disse...

O meu papel como futura técnica de acção social é o de facilitar as relacões entre os utentes e as instituições, de forma a que cada pessoa descubra as suas capacidades, e ajudar nas dificuldades que vão surgindo no dia-a-dia.
Os grupos-alvo que vamos intervir são vários tais como: crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, adultos. Os espaços onde poderemos intervir são: creches, jardins-de-infância, lares, santas casas de misericórdia, prisões, festas etc.
Na minha opiniao acho que a sociedade não está pronta para nos receber pois cada vez há mais desemprego, o governo está a fechar instituições fazendo com que exista menos trabalho.
As ofertas de trabalho não são satisfatórias nem suficientes porque existe muito desemprego e assim sendo há menos ofertas de trabalho.
Esperemos que esta situação melhore...

como sou eu??? disse...

Para mim o papel de tecnico de acçao social é muito importante hoje em dia.Pois temos de contribuir para o bem estar da populaçao e ajudar as pessoas da melhor forma. As areas em que podemos trabalhar sao muito abranjentes. Podemos trabalhar com varias faixas étarias, partindo da infancia até a velhice, mas nao so, muitos grupos-alvo presicam de ajuda como por exemplo o desempregados, os analfabétos, os imigrantes, as prostitutas, os toxicodependentes, pessoas com alguma deficiencia e etc.
Podemos trabalhar em lares, ATL, jardins de infancias,centros de dia, festas, hospitais,e ao nivel educativo.
A sociedade nao esta pronta para os tecnicos de acçao social, pois na minha opiniao o governo nao faz com que a nossa profissao tenha futuro. é muito dificil encontrar emprego na nossa area e as ofertas sao minimas. As possiveis ofertas de empregos, na minha opiniao, nao corresponde a formaçao que tivemos durante o secundario.

marina disse...

Hum...Técnico de acçao social...
como técnicas de acção social o nosso papel é ajudar a sociedade, como em todas as outras áreas, no nosso caso de uma forma muito directa, pois estamos em grande contacto com as pessoas. A nossa área prepara-nos para varios tipos de público-alvo e por isso abrange vários tipos de pessoas, desde crianças a idosos, de deficientes a drogados, de adultos (considerados normais) a reclusos. Podemos, por isso, actuar desde infantários a lares, a prisões, a festas, a estabelecimentos de pessoas com necessidades especiais, ou sobredotadas...
No entanto, apesar das áreas de intervenção serem vastas a sociedade não tem capacidade de receber mais gente no mundo do trabalho, tanto da nossa área como de outra qualquer. a procura de emprego é muita (a de trabalho nem tanta) mas oportunidades são muito poucas. No entanto eu pretendo prosseguir os estudos em busca de melhores oportunidades, ainda que não acredite muito nisso.
aqui fica o que me vai na alma quanto ao futuro...

Teresa disse...

Aloha :)
Eu penso que um técnico de acção social está vocacionado para lidar com problemas da sociedade (tal como o nome sugere). Este profissional ajudará pessoas com dificuldades financeiras (desemprego); sociais (ex.: família destruturada, toxicodependência, prostituição); psicológicas, isto é, ajudar no divertimento, lazer e descontração, e, fazendo destas o seu grupo-alvo.
A intervenção do técnico é necessária em várias valências, entre as quais:
-cresches, jardins de infância, ATL´s;
-prisões;
-lares;
-colónias;
-associações culturais e recreativas.
O público a intervir pode ser crianças, adolescentes, adultos idosos,e também,pessoas com deficiencias.O técnico abrange todas as faixas etárias e possui uma grande capacidade para lidar com grupos heterogénios.
A sociedade atravessa um periodo complicado a nível social. Os valores das taxas de desemprego, toxicodependencia,prostituição, e outros problemas que assombram a sociedade, têm vindo a aumentar. Como tal, acho que a sociedade carece de intervenções destes técnicos de acção social.
Penso que uma oferta de trabalho é sempre satisfatória, desde que o técnico seja profissional e que realmente goste do que faz.Há maior satisfação para um jogador de futebol do que jogar? Pois bem, julgue que com um técnico a resposta é a mesma.
O que tem vindo a preocupar os técnicos e futuros técnico (que somos nós) é a insuficiencia de trabalho. Mas pensemos positivo: Não somos os únicos... :)
Hasta

catarina disse...

No meu ponto de vista,o técnico de acção social tem :
dois fundamentos o trabalho directo com as populações mais vulneráveis,
consistindo num apoio pedagógico ao nível do indivíduo ou do grupo.E o trabalho ao nível da valorização e dinamização do
relacionamento/articulação entre os diversos parceiros.

Sendo este o público alvo:
- famílias desestruturadas;
- toxicodependentes;
- alcoólicos;
- prostitutas;
- beneficiários do Rendimento Mínimo de Inserção;
- sem-abrigo;
- minorias étnicas;

o seu espaço poderá ser:
-jardim de infância
-ATLS
- Creche
-prisões
-Lares de 3º idade

Esta sociedade não está preparada para nos receber, pois cada vez há mais desemprego principalmente nesta área.E o que há de trabalho está relacionada com os idosos, e muitas não querem trabalhar com este público alvo.

Anónimo disse...

Na minha opinião o técnico de acção social é aquele que vai contribuir para o bom funcionamento da sociedade, ou seja, vai ajudar com o desenvolvimento da qualidade de vida nas populações.
Poderemos dar apoio a índividuos, grupos, instituições e comunidades, no âmbito social, cultural e educativo.
Na minha opinião, a sociedade está pronta para nos receber, agora o governo é que não, pois está em crise. Mas fazerei tudo para procurar emprego nesta area, pois quero ajudar a comunidade.

Cláudia disse...

No meu ponto de vista, o nosso papel como técnicos de acção social, será ajudar a sociedade contribuindo para o seu bem estar.
Como técnicos de acção social iremos trabalhar com grupos especificos:
*crianças;
*idosos;
*reclusos;
*adolescentes;
*pessoas com problemas de aprendizagem;
*deficientes;
*drogados;
*etc.
Na minha opinião a sociedade não está de forma alguma pronta para nos receber, porque o estado do nosso país não se encontra nas melhores condições, pois o desemprego é uma realidade cada vez mais presente, como tal será dificil encontar emprego nesta área, e para isso teremos de batalhar muito e por vezes para chegar a lado nenhum...
=) XIMINITAS

Dani disse...

O técnico de Acção Social tem como função dar apoio às pessoas mais desfavorecidas e necessitadas e támbem promover/realizar várias actividades com diferentes publicos (crianças, idosos, toxicodependentes, deficientes, reclusos...).
Os espaços de intervenção destes técnicos são os lares de idosos, os jardins de infância, atls, hospitais, prisões, colónias de férias, entre outros.

Na minha opinião a sociedade está preparada para nos receber.
Já as ofertas de trabalho não são muito satisfatórias, mas isso é a nível geral...